Deise Cottet

Escute seu cliente!

Converse com o seu cliente e deixe-o completamente satisfeito!

Parece algo óbvio, mas acredite, se estamos aqui escrevendo sobre esse assunto, é porque ainda existem “profissionais” que não escutam, não conversam com o seu cliente!

Colocamos profissionais entre aspas, justamente, porque achamos que ter uma atitude como essa, demonstra falta da profissionalismo.

Não é porque você é o melhor profissional em determinado assunto, porque estudou para fazer o que faz da melhor maneira possível, que deve menosprezar o conhecimento, a troca de ideias e principalmente a participação do seu cliente nas estratégias do negócio.

Você entende muito de Marketing Digital, é muito bom tecnicamente, conhece o Google Ads e realiza uma campanha que gera ótimos resultados, domina o SEO, analisa o Google Analytics como ninguém?

Ótimo, isso faz parte do seu trabalho, precisamos estar sempre estudando, nos atualizando e buscando ser o melhor para oferecer aos nossos clientes, mas isso não nos dá o direito de acharmos que entendemos de tudo, principalmente do negócio do nosso cliente e que vamos fazer o trabalho do “nosso jeito”, porque ninguém entende melhor do negócio do seu cliente, do que ele mesmo. Muito menos você!

Conhecemos profissionais que perderam a conta de bons clientes simplesmente porque não escutam! Mesmo que você não concorde com algo que o seu cliente está te pedindo ou sugerindo, sua obrigação é:

1 - Primeiro de tudo, ouvi-lo;

2 – Segundo, se não concordar com a sugestão ou solicitação feita pelo cliente, explicar os motivos e trazer melhores soluções para o problema;

3 – Terceiro, caso o cliente não tenha se convencido com a sua explicação, teste e mostre para ele, através dos resultados, que você estava certo.

Mas nunca, nunca mesmo, diga que você sabe o que está fazendo e irá fazer o trabalho do seu jeito, simplesmente porque, com uma atitude dessa, você irá perder muitos clientes.

Lembre-se, antes de sermos profissionais, somos seres humanos, por isso precisamos respeitar os outros para sermos respeitados e mais, como um prestador de serviços, somos nós que temos que nos adaptar à maneira de trabalhar do nosso cliente e não o contrário.

Se você não é capaz de aceitar a opinião, sugestão e participação do seu cliente na estratégia do negócio, então você não pode prestar serviços, deve seguir uma carreira técnica, onde você possa lidar o menos possível com pessoas e que esse contato não seja tão importante, caso contrário, ou você muda as suas atitudes, tornando-se mais humano, mais acessível, ou o seu negócio não dará certo!

Pense nisso, mude suas atitudes e bons negócios!