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Black Friday, sua empresa está preparada?



Este ano a Black Friday ocorrerá no dia 29 de novembro. Para quem ainda não sabe, Black Friday é a data do comércio norte-americano, onde se inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas. Ela ocorre um dia após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, portanto é sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro. No Brasil, a Black Friday começou em 2010, apenas no comércio eletrônico e com o passar dos anos, ela foi se estendendo a todo tipo de comércio, incluindo a prestação de serviços.


Sabendo aproveitar a Black Friday, todos poderão sair ganhando, tanto comerciantes e prestadores de serviços quanto consumidores.


Sabe por quê?


Porque não existe mais a “Black Fraude”. Sim, não vamos nos cansar de falar desse episódio que quase manchou essa data tão importante para a economia. A “Black Fraude” acabou simplesmente porque como sempre falamos aqui, no nosso Blog, o consumo mudou, o consumidor mudou. Ele é muito mais exigente, antenado e irá excluir quem não trabalha direito. Aquilo que parecia um discurso a pouco tempo atrás, hoje é a realidade! Brinque com o consumidor, brinque com o seu cliente e você verá que o seu negócio não irá prosperar e poderá até acabar. Respeito é bom e o consumidor exige!


Dito isso e partindo então do princípio de que a Black Friday pode ser boa oportunidade para todos, vamos citar alguns pontos que devem ser considerados para que a sua empresa consiga participar da campanha e obter um bom resultado:


1 – Desconto único e agressivo: A Black Friday funciona melhor para empresas que conseguem oferecer um desconto único e agressivo aos seus consumidores. Estamos falando de descontos de, pelo menos 30%, mas o ideal é que seja de 40 ou 50%. Empresas que prometem “até X%" de desconto, tendem a ter um resultado não tão bom com a campanha, mesmo que esse desconto prometido seja maior do que 50%, pois normalmente ele é oferecido para um único produto ou para alguns produtos que podem não despertar o interesse do consumidor, portanto, é preferível que você selecione os produtos que tenham um boa margem para que seja possível praticar um desconto único e agressivo.


2 – Planejamento: Como o maior apelo da campanha é o desconto, só participe se a sua empresa comportar arcar com essa redução na margem. Isso deve estar planejado, para que não traga prejuízo para a sua empresa.


3 – Negociação com fornecedores ou “renovação de estoque”: Lembre-se: quanto mais descontos você conseguir oferecer, mais irá vender, mas é importante que você calcule o break-even da ação para saber quanto deve vender para não ter prejuízo. Assim, se a ação for planejada, você conseguirá até negociar com os seus fornecedores e comprar mais barato. Mas caso não tenha feito nenhum planejamento, nosso conselho é que você aproveite esse momento para “renovar o seu estoque”, dando descontos apenas em produtos que estão parados na prateleira. Aqui teremos um grande ganho tanto para você comerciante, quanto para o consumidor.


4 – Divulgação: Agora um ponto muito importante, principalmente para quem tem loja virtual. Caso resolva participar da campanha, divulgue! Não adianta sua empresa participar da campanha, se os seus clientes não souberem que ela está participando. Use todas as suas redes sociais e todas as ferramentas de Marketing Digital que for possível para falar com o seu mailing. Pode ser através de e-mail marketing, whatsapp ou SMS. Procure utilizar os meios de comunicação que costuma usar com os seus clientes, no dia a dia. Eles poderão te ajudar na divulgação, contando a novidade aos seus amigos. Caso tenha planejado a campanha, anúncios no Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, podem ser bastante interessante.


5 – Sincronia: Isso é muito importante! Defina quando irá subir e tirar as peças da campanha do ar e cumpra o prazo prometido. Se você disser ao consumidor que a campanha ficará no ar até às 24h do dia 29 de Novembro, cumpra o prazo. Comece a tirar sua campanha do ar nesse dia e horário. Para a campanha ser efetiva, você tem que cumprir o que prometeu, em todos os sentidos!


6 – Incentive seus clientes durante a campanha: Não deixe de avisá-los que falta pouco tempo, poucas horas para que ele aproveite a campanha. Isso pode fazer com que ele resolva efetuar a compra na hora que receber a comunicação. O nome dessa técnica é “senso de urgência” e ela tem como objetivo, “acelerar o processo de compra”.


7 – Crie uma identidade visual adequada: Para participar da Black Friday, você pode criar uma identidade visual que alinhe a campanha ao seu negócio. As lojas americanas, www.americanas.com.br, costuma fazer isso muito bem. Ela criou a “Red Friday”. Mas caso você não consiga pensar em nada, utilize a identidade visual oficial da campanha, que costuma ser divulgada nos principais meio de comunicação online, bem antes da realização da campanha.


Atualmente, existe, além do dia da Black Friday, a semana e até o mês da Black Friday. Isso funciona?


Sim! Desde que você consiga cumprir o que prometeu durante todo o período da campanha, porém, lembre-se, o que desperta o interesse nos consumidores é a oportunidade de comprar o que ele deseja com um superdesconto e isso não acontece sempre, é limitado, tem prazo determinado e curto para acabar, por isso é imperdível.

Tudo que é bom dura pouco! Se você está oferecendo algo bom por um mês, ele pode achar que não é tão bom assim, mas em alguns casos, como prestação de serviços, por exemplo, pode funcionar muito bem, então, avalie o que é bom para o seu negócio!


Pré-Black Friday, esquenta Black Friday e Cyber Monday (dia dedicado às compras pela Internet, na segunda-feira pós Black Friday) também podem funcionar bem, mas devem ser avaliadas se funcionam para o seu negócio. Lembre-se, o melhor caminho para entender o que funciona para a sua empresa é testar, analisar os resultados e aprender com os erros, para melhorar sempre!


O que você ainda está esperando? Corra para preparar a sua campanha e bons negócios!


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