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Funcionário ou Prestador de Serviços?



Alguns clientes ainda apresentam esta dúvida: O que é melhor? Contratar um funcionário ou um prestador de serviços?


A resposta certa é uma só: vai depender do tipo de serviços prestados e principalmente do seu objetivo!


Para médias e pequenas empresas, muitas vezes, um funcionário exerce diversas funções e esse é o problema, pois acaba não tendo foco, portanto não irá apresentar um bom desempenho em todas as atividades, deixando, muitas vezes trabalhos importantes de lado.


Por exemplo: Em consultórios médicos e odontológicos, muitas vezes, a recepcionista, além de atender os clientes, cuidar da agenda do médico / dentista e ter que manter o consultório limpo, tem que fazer as redes sociais da clínica, as planilhas financeiras, serviços administrativos e na maioria das vezes, esse profissional não tem sequer formação, ou seja, ele não irá desempenhar bem todas as funções exigidas, não por incapacidade, mas por falta de qualificação e foco.


Nas grandes empresas, há um profissional para cada função, o que é o correto, porém, às vezes, manter sempre o mesmo profissional em uma mesma função por muito tempo, pode gerar “acomodação” e “falta de crítica” quanto ao trabalho executado, o que pode fazer com que ocorra uma estagnação dos resultados.


E quanto aos custos, você já pensou nisso? Acha que ter um profissional executando diversas funções é mais lucrativo?


A resposta é não! Você está jogando dinheiro fora!


Se a sua recepcionista está fazendo sua planilha financeira, sem sequer saber como se mexe no excel, ela pode, sem querer, estar te apresentando números incorretos e fazendo com que você tome decisões erradas.


Se você está tentando divulgar a sua empresa no Google Ads, sem ter estudado, se aprofundado no assunto, se aprimorado, sem um suporte de quem entende do assunto, você certamente está jogando dinheiro fora!


Se o seu site foi construído pelo seu sobrinho ou por algum conhecido não qualificado, que não é um profissional experiente, você certamente jogou dinheiro fora!


Jogar dinheiro fora é a pior decisão que um empresário ou empreendedor pode tomar!


Certas funções na empresa são de suma importância para que ele cresça, se desenvolva e apresente resultados a médio e longo prazo e normalmente, para essas funções, existem excelentes prestadores de serviços. São principalmente funções relacionadas as áreas administrativo-financeira, à contabilidade e ao marketing.


A maioria das decisões são tomadas, pensando a curtíssimo prazo e isso não dá certo. Se você pensa no curto prazo, terá uma empresa que apenas “sobreviverá”. Para ter uma empresa que cresça, tem que pensar e investir a médio e longo prazo, portanto, pense bem, se vale à pena contratar um funcionário para exercer diversas funções que ele não domina, ao invés de contratar um profissional qualificado para cada função, seja ele um funcionário ou prestador de serviços.


Quanto à nossa dúvida inicial: O que é melhor? Contratar um funcionário ou um prestador de serviços? Fica claro, diante dos argumentos, que para funções estratégicas, na maioria das vezes, o prestador de serviços é a melhor solução, seja para pequenas, médias ou grandes empresas, pois além de profissionais qualificados, com formação e experientes, são profissionais valiosos que somente as grandes empresas poderiam ter acesso.


Ao contratar um prestador de serviços, uma empresa média e pequena também passa a ter acesso a esse profissional.


Saiba que é muito mais barato contratar um prestador de serviços, pois a empresa não paga os encargos e benefícios trabalhistas e tem à sua disposição grandes profissionais, que devem estar sempre estudando e se atualizando para poder prestar os melhores serviços.


O valor pago mensalmente a um prestador de serviços, normalmente é um inferior ao que você pagaria para ter um estagiário ou para um profissional não qualificado, mas com uma enorme vantagem: o prestador de serviço é muito mais experiente, você não precisará ensinar nada a ele, deverá apenas confiar no seu trabalho, dividindo todas as informações estratégicas para que ele possa te ajudar da melhor maneira possível.


Mas atenção, ao procurar um prestador de serviços, pesquise, peça indicação a amigos e conhecidos, pesquise a empresa na internet, veja suas avaliações, analise a experiência da equipe, descubra se a empresa tem um CNPJ, pois essas são credenciais importantes para uma boa contratação. Se achar necessário, você pode pedir até o currículo dos profissionais que irão atendê-lo, assim, poderá ficar mais confortável com a contratação e cuidado com serviços muito baratos, podem ser uma armadilha!


Se não conhece a empresa ou tem algum receio, nossa sugestão é começar com contratos menores, normalmente de 3 meses, assim você poderá avaliar se o trabalho oferecido corresponde as suas expectativas.


Agora, se você deseja apenas sobreviver, então continue tendo um funcionário para, desempenhar diversas funções, mas saiba que a sua empresa não crescerá!


Pense em tudo que foi dito, pois tratam-se de situações reais e fuja da armadilha de achar que está levando vantagem. Se você está agindo dessa forma, está jogando dinheiro fora!

Reflita, aja e bons negócios!

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