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Inbound Marketing – O que é e como funciona?


Inbound Marketing é o marketing de conteúdo, baseado no relacionamento da sua empresa com o consumidor. É um conjunto de estratégias realizadas com o objetivo de atrair clientes potenciais (prospects) para o seu site. Bem diferente do Marketing tradicional ou Outbound Marketing, onde você investe em propagandas para prospectar clientes.


E por que surgiu o Inbound Marketing? Ele surgiu porque o consumidor mudou. Antes da internet o consumidor era passivo. Ele consumia o que chegava para ele com mais facilidade, pois ele não possuía informações suficientes para fazer a sua escolha. Com a chegada e o crescimento da internet, o consumidor passou a ter o poder da informação. Ele consegue o que precisa, com muito mais facilidade, ele deixou de ser passivo. Agora, ele pesquisa e questiona muito, antes de adquirir um produto ou serviço, portanto, a propaganda não basta mais, tem que ter conteúdo!


Afinal de contas, todo mundo sabe que, quando compramos um produto ou serviço, estamos adquirindo também muitas outras coisas, como o conceito da marca, sua preocupação com o meio ambiente, com problemas sociais, com o seu cliente, enfim, a missão, a visão e principalmente os valores da empresa são levados em conta e não basta que isso seja escrito, tem que ser cumprido e você sabe muito bem por que. Porque hoje, o consumidor não fica mais quieto. Se ele não gostou, ele posta e compartilha com a sua rede de amigos na hora. Portanto, cumpra o que você promete!


Como uma ferramenta de marketing, para que o Inbound Marketing funcione, ele tem alguns passos a serem entendidos e seguidos, para que dê resultados.


O primeiro deles é atrair o possível ou futuro cliente. Isso deve ser feito com a produção de um conteúdo relevante para o seu público, normalmente através de um blog e deve ser compartilhado nas redes sociais da sua empresa, pois, de nada adianta produzir conteúdo e não divulgar para as pessoas corretas. A otimização do conteúdo (SEO), também é uma ferramenta poderosíssima para atrair prospects, pois ajudará a encontrar o seu site no Google.


Após atrair as pessoas, você deve transformá-las em leads (pessoas que deixam suas informações de contato demonstrando interesse nos produtos ou serviços que a sua empresa oferece). Portanto, quando as pessoas chegarem ao seu site, ofereça algo em troca dos seus dados. Atualmente, os e-books gratuitos têm funcionado bastante, descontos e ofertas também funcionam bem. Os cadastros devem ser rápidos e tem que possuir dados que permitam que você contate a pessoa para criar um relacionamento com ela e prepara-la para adquirir seus produtos ou serviços.

O terceiro passo é “preparar o lead” para a compra. Não necessariamente, a pessoa que demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço, irá adquiri-lo na hora. Você tem que ganhar a sua confiança, isso se faz, criando um relacionamento com esse lead. Ao se envolver com a sua empresa, as chances de essa pessoa se tornar um cliente é muito maior. Você pode usar as redes sociais, e-mail marketing e whatsapp, entre outras ferramentas, para manter um relacionamento com o possível cliente, mas lembre-se, esse contato deve ser autorizado e nunca deve ser invasivo, senão você o espanta ao invés de conquistá-lo. Ofereça o que for pertinente e em momentos adequados. Nada de bombardear o lead com excesso de ofertas, promoções ou conteúdos irrelevantes.


Agora sim, após seguir esse três passos, seu lead pode estar pronto para a compra, então aproveite esse momento, onde os laços já foram fortalecidos e apresente seus produtos e serviços de maneira segura, convincente e atrativa ao seu possível cliente. Dessa maneira você terá mais chances de conquista-lo, encanta-lo e fideliza-lo.


Siga esses três passos e bons negócios!


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