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Série Ferramentas do Google – Google Search Console

Atualizado: 15 de jul de 2020

Dando continuidade à série "ferramentas do Google", hoje iremos falar sobre o Google Search Console, uma ferramenta que mostra como o Google vê o seu site. Ela ajuda a monitorar e melhorar a presença de cada página nos resultados de busca do Google.

Uma dica: quando você contratar um profissional para construir o seu site e ser o responsável pelo marketing digital da sua empresa, informe-se se após terminar a construção do site, ele irá incluí-lo no Google Search Console e no Google Analytcs e se faz uso destas ferramentas para acompanhar os resultados do seu site. Isso é muito importante para o acompanhamento e evolução do seu projeto!

Hoje, vamos falar do Google Search Console, e na próxima postagem, falaremos sobre o Google Analytcs, ambas são ferramentas gratuitas e importantíssimas para a acompanhamento e evolução do seu projeto.

Para tirar proveito do Google Search Console, você deve conhecer seus relatórios e suas funcionalidades, assim poderá analisar o tráfego e a situação técnica do seu site.

Se o desempenho estiver ruim, a ferramenta oferecerá algumas formas de destacar as páginas do seu site nas buscas do Google e irá mostra o caminho para corrigir os problemas que estão atrapalhando sua performance, por isso, é uma ferramenta muito utilizada por especialistas em SEO (busca orgânica) e indicada para quem deseja focar em marketing de conteúdo (inbound marketing).

Veja abaixo, as principais funcionalidades da ferramenta.

O Google Console irá mostrar:

- Quais são as principais palavras-chave e pesquisas que os visitantes estão digitando no campo de pesquisa do Google, para encontrar o seu site;

- Quais foram as páginas mais acessadas do site nos últimos dias;

- Qual é a origem do tráfego do site por país;

- Qual é a origem do tráfego do site por dispositivo (computador, celular ou tablet).

Além disso, você também conseguirá:

- Fazer uma análise de como cada página do seu site está sendo vista pelo Google;

- Saber qual é o número de impressões, cliques e posição média das suas páginas no Google;

- Saber quantos e quais são os problemas atuais do seu site e como corrigi-los;

- Descobrir informações de como melhorar a experiência do usuário com o seu site, em dispositivos móveis;

E como chegar a estes dados para analisar o seu site?

Após ter o site cadastrado na ferramenta, basta acessá-la, acessando o Search Console. com este link: search.google.com/search-console.

Agora vamos conhecer os relatórios existente na ferramenta e como utilizá-los a seu favor!

No painel esquerdo da ferramenta, terão diversas opções de relatórios para você analisar, conforme ilustrado na imagem:

São elas:

1 - Visão Geral – Aqui conseguimos ver o andamento do site. É um resumo de como estão:

- Seu desempenho - total de cliques da pesquisa na internet;

- Sua cobertura – se há erros no seu site;

- Melhorias – pontos de atenção de como melhorar seu site na web e nos dispositivos móveis.

2 - Desempenho – Este relatório serve para você se concentrar em analisar como o seu site está sendo visto pelos usuários. Assim, poderá pensar em possíveis melhorias no seu conteúdo. Descobrirá quais são as palavras-chave e pesquisas mais relevantes para o seu negócio, as páginas mais acessadas e a origem do tráfego por país e dispositivo.

3 - Inspeção de URL – Com este relatório, conseguimos analisar cada página do site. Basta digitar a url que desejamos analisar, para saber se ela está dentro dos padrões de indexação, posicionamento e rastreamento do Google. Se houver algum problema a ferramenta apontará, para que as devidas melhorias possam ser feitas.

4 - Cobertura – Aqui, temos acesso ao relatório completo da indexação do site, para saber se as suas páginas estão com algum problema. Indexar significa: “dar todas as explicações necessárias” do seu site ao Google, para que ele seja encontrado nos resultados de buscas.

Podem ser apresentados problemas como: erros de servidor, página não encontrada; página bloqueada, acesso negado ou problemas de redirecionamento, entre outros. Neste caso, pode ser que você precise da ajuda de um especialista para resolver os problemas.

5 - Sitemap – Neste local, inserimos o sitemap do seu site (arquivo que contém a lista de todas as páginas do site). A sugestão é inseri-lo logo após a publicação do site e toda vez que for feita uma alteração no seu site. Isso fará com que seja mais fácil e rápido para o Google encontrar todas as páginas de site, indexá-lo e categorizá-lo.

O sitemap é gerado automaticamente durante a construção do site. Normalmente, é gerado um arquivo xml. Daí, basta você entrar no Search Console e digitar: sitemap.xml, pois na ferramenta, já estará o nome do seu site.

6 - Remoções – Aqui você poderá enviar uma solicitação ao Google, para que ele remova conteúdos da sua pesquisa com urgência, caso haja necessidade.

7 - Principais Métricas da Web – Este relatório irá mostra o desempenho das suas páginas com base em dados de uso reais, porém, caso não haja uma quantidade mínima de dados, o o relatório será omitido. Neste caso, você poderá realizar o teste de velocidade do seu site, através de outra ferramenta do Google, o PageSpeed Insights. Falaremos mais sobre esta ferramenta em outro texto da série "ferramentas do Google".

8 - Facilidade de uso em dispositivos – Se o seu site tiver erros ao ser acessado por um dispositivo móvel, como smartphones ou tablets o relatório irá mostrar e detalhar, para que você resolva o problema.

9 - AMP (Accelerated Mobile Pages) ou Páginas Móveis Aceleradas – O relatório irá mostrar se tem algum erro nas páginas otimizadas para aparecer melhor em dispositivos móveis e se houver, mostrará onde está o problema, para que você o resolva.

10 - Links – Aqui você consegue ter acesso aos links internos e externos que direcionam os usuários para o seu site, ou seja, o relatório irá mostrar os principais sites e páginas do seu próprio site, que levam ou fazem com que o prospect permaneça no seu site.

Como você pode ver, a o Google Search Console tem bastante material para turbinar o seu site. Então, fique atento! Como sempre dizemos aqui, não basta ter um site. Este é só o primeiro passo para ter o seu negócio na internet.

É preciso muita dedicação, estudo e esforço, para melhorar a performance do seu site de gerar resultados para o seu negócio.

Não hesite em procurar ajuda profissional, caso seu negócio na internet não esteja tendo o retorno esperado. E lembre-se, o resultado virá sempre a médio e longo prazo e após muito esforço, então, não espere mais, entenda seus problemas e mãos à obra!

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