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Série Ferramentas do Google – Google Analytics


O Google Analytics é uma ferramenta do Google importantíssima para o acompanhamento e monitoramento do tráfego do seu site, blog ou e-commerce, além de ser fundamental para a realização das suas estratégias de marketing digital e do alcance dos seus objetivos, pois mostra os resultados de tudo que está acontecendo no seu site!


Mesmo que você não faça o acompanhamento e análise dos resultados imediatamente, é de suma importância que a ferramenta seja instalada no seu site, logo após ele ter sido concluído, isso porque o Google Analytics, só fará a leitura do tráfego após a sua instalação, ou seja, caso demore para instalar, você terá perdido o histórico do tráfego do seu site e isso pode ser muito ruim, quando você resolver iniciar um trabalho de marketing digital estruturado, pois não terá base comparativa. Além do mais, de nada adianta ter um site, se você não sabe os resultados que ele está gerando.


A ferramenta mostra todo o comportamento de quem passou ou está no seu site, como: o número de visitantes (usuários) e novos visitantes (novos usuários), o tempo médio de permanência dos usuários nas páginas, a origem, ou seja, de onde vieram as pessoas que entraram no seu site (redes sociais, digitando o endereço do site, das campanhas pagas, como o Google Ads, entre outras origens).


Há também a possibilidade de análises mais profundas, como o funil de vendas, as taxas de conversão e a realização de testes A/B por página.


É uma ferramenta muito complexa e abrangente, que ajudará muito no crescimento do seu negócio online, por isso, hoje, vamos citar apenas algumas das suas principais funcionalidades. Se você deseja saber os detalhes de como funciona o Google Analytics, para tirar mais proveito dele, sugerimos que faça um curso específico sobre o assunto ou se está focado em fazer o seu negócio crescer, contrate um profissional que poderá auxiliá-lo nesta jornada.


O painel do Google analytics é bem amplo e traz diversas possibilidades de análises! Vamos citar as mais básicas, para que você comece a entender a importância desta ferramenta.


Estes são os principais relatórios:

- Em tempo real;

- Público-alvo;

- Aquisição;

- Comportamento;

- Conversões.


Cada relatório deste possui diversas opções de relatórios, com detalhamentos para te ajudar a entender tudo que está acontecendo no seu site!


Vamos falar um pouco sobre cada um deles e explicar suas principais funções:


1 – Em tempo real – Este relatório mostra o que está acontecendo no seu site no exato momento em que ele é acionado. É fantástico! Ele é imprescindível quando realizamos uma campanha pontual, como o disparo de um e-mail marketing ou uma postagem nas redes sociais onde o usurário deve realizar uma ação para interagir com o site, pois a maioria do retorno de ações como estas, se realizadas estrategicamente, sendo disparadas em dia e horário que você já sabe que são os melhores para o seu público-alvo, deve trazer um retorno quase instantâneo e você pode acompanhar isto de perto através do Google Analytics. Se for o caso, pode até “turbinar” a campanha, com postagens que determinam tempo para a realização da ação, como disparo de post informando que falta apenas X minutos para o fim da promoção. O acompanhamento on-line dos resultados deste tipo de ação é imprescindível, para que a campanha seja um sucesso.


Ao abrir as possibilidades existentes neste relatório, temos as seguintes opções:


– Visão geral - Mostra um resumo de tudo que está acontecendo no momento. Você verá quantas pessoas estão ativas no site, em quais páginas elas estão e quais dispositivos estão usando, se é um computador, tablet ou celular.


– Locais - Ao clicar em “locais”, você poderá ver em qual país e cidade os usuários ativos estão.


– Origem do Tráfego - Aqui você verá de onde os clientes vieram, se é um resultado orgânico, ou seja, se os usuários digitaram o endereço do seu site ou se vieram de uma das divulgações pagas que estão sendo realizadas, como as campanhas feitas através do Google Ads, Facebook ou Instagram Ads, se veio de um site que tem um link que aponta para o seu site, se veio das suas redes sociais, enfim, conhecendo estas informações, você poderá definir onde focar os seus esforços.


– Conteúdo – Neste relatório, você saberá exatamente em qual página do seu site o usuário está.


– Eventos – Aqui só terão informações se você inseriu alguma marcação no seu site como um link para uma ligação ou envio de mensagem.


– Conversões – Aqui também só terá resultados, se você tiver “conversões”, definidas na ferramenta. Trata-se de metas que você estipulou no Google Analytics e que deseja acompanhar, como saber as pessoas que acessaram a página de contato do seu site, que te enviaram um formulário de contato, que te ligaram através do “botão ligação” do site, entre outras metas. É algo mais avançado, que geralmente é realizado por um profissional de marketing digital.


2 – Público-alvo - O próximo relatório do Google Analytics é o “Publico-alvo”. Aqui, temos o detalhamento dos perfis das pessoas que visitam o seu site.


É possível analisar o público por período. Você define o período que deseja analisar e conseguirá visualizar o relatório por hora, dia, semana ou por mês.


Conseguirá também, entender as informações demográficas das pessoas que visitam o seu site: de qual país e cidade elas são. Conseguirá ver as informações sistêmicas da web e do celular, como: o sistema operacional que os usuários estão utilizando (se é o Android, Windows, IOS...), qual o navegador que mais utilizam no pc (Chrome, Safari, Firefox...), a resolução de tela mais usada nos celulares, enfim, conseguirá ver todos os detalhes técnicos que poderão te ajudar a entender onde você deve realizar maior investimento ou esforço, de acordo com o perfil e preferências dos seus usuários.


Também conseguirá ter acesso à quantidade de usuários ativos por período no seu site (1, 7, 14 ou 28 dias), ou seja, conseguirá visualizar a quantidade de usuários únicos que estiveram no seu site, pelo menos uma vez no período analisado.


Na nossa opinião, um dos relatórios mais importantes dentro do relatório de “Público-alvo”, é o “Públicos”. Aqui, você conseguirá visualizar as páginas do seu site mais acessadas pelos usuários, podendo dar uma atenção especial às páginas com maior visualização.


Além de tudo isso, você conseguirá saber: os principais interesses dos seus usuários, seu comportamento, seu engajamento, terá um comparativo de mercado (conseguindo ver como está o tráfego do seu site com relação aos demais sites do mesmo segmento), fluxo de usuários, onde você irá visualizar a página que o cliente acessou primeiro e por onde ele navegou, entre outras informações, todas de suma importância para o entendimento de quem é e como se comporta o usuário do seu site.


3 – Aquisição – Através deste relatório, podemos ver o detalhamento de todos os canais de origem do seu site. Iremos ter acesso às seguintes informações: quais são os canais que geram mais tráfego para o site, se você faz campanhas no Google Ads, conseguirá ver os detalhes das campanhas, dos grupos de anúncios e das palavras-chave utilizadas, conseguirá também ver o tráfego orgânico, através das informações do Search Console, mas para que isso ocorra, você precisará ter feito a vinculação destas ferramentas com o Google Analytics. Normalmente esta vinculação é realizada por um profissional de marketing.


4 – Comportamento - Aqui conseguimos visualizar o conteúdo do site e seu detalhamento, as páginas de destino, de saída, a velocidade do site, o tempo de carregamento das páginas, entre outras informações, que detalham o “comportamento do seu site”. São indicativos importantes, para que você entenda as melhorias técnicas que podem e devem ser realizadas no seu site.


5 – Conversões - Por fim, em “Conversões” você poderá analisar as metas que definiu na ferramenta como sendo importantes de serem acompanhadas, para poder melhorar o desempenho do seu site e o famoso “funil de vendas”, que trará informações para que você melhore seu trabalho de aquisição, acompanhamento e fechamento das ações realizadas no seu site, mas para poder usufruir dos resultados das conversões, antes de tudo, você precisa ter configurado as metas na ferramenta. Para que isso seja feito, você deve ter suas estratégias bem definidas. Normalmente, as configurações das metas são realizadas também, por profissionais de marketing, na maioria das vezes, junto com os especialistas do Google Analytics.


Lembre-se, citamos apenas alguns dos relatórios existentes no Google Analytcs e suas funcionalidades, para que você entenda a importância de ter esta ferramenta implantada no seu site e de acompanhar os resultados trazidos por ela, porém há uma infinidade de outros relatórios e detalhes que podem ser utilizados a favor do seu negócio, mas seu uso requer: foco, muita dedicação, muito estudo, entendimento profundo do negócio, acompanhamento das metas e dos resultados e estratégia.


Somente desta maneira, você conseguirá tirar o máximo proveito do Google Analytics e usar as informações para melhorar o seu negócio on-line.


Uma última dica: ao contratar um profissional para construir o seu site, peça para que ele instale o Google Analytics, assim que colocá-lo no ar e ao contratar um profissional de marketing digital, pergunte se ele faz uso desta ferramenta para analisar o seu site e peça que ele apresente a evolução dos resultados do seu negócio, assim você terá certeza de que o seu investimento estará gerando retorno.


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