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Engajamento nas Redes Sociais



Primeiramente, antes de falarmos sobre o engajamento nas redes sociais, vamos trazer o significado da palavra “engajamento”.


Dentre diversos significados, o que mais se adequa ao tema que iremos tratar hoje é: “engajamento é o ato ou efeito de engajar, de participar colaborando com alguma coisa”.


Quando falamos de engajamento nas redes sociais, estamos falando de envolvimento, interação, relacionamento com a marca. Isto quer dizer que é muito além do número de seguidores que a marca tem em suas redes sociais ou das curtidas conseguidas em uma postagem.


Através do engajamento, você conquista a simpatia e fidelidade do cliente!


Atualmente, a maioria das pessoas curte os posts, mesmo sem saber a fundo o que ele está trazendo. Isto porque muitas marcas acreditam que basta estar presente e postar com regularidade nas redes sociais, mas isto não é verdade, ao contrário. Já dissemos aqui que é preciso postar com moderação, pois o excesso de exposição de uma marca, sem conteúdo relevante, pode criar uma espécie de aversão.


Ao gerar engajamento, o cliente fica tão envolvido com a marca que para para ler o post e é isto que queremos, não ser mais um, mas ser aquela empresa, aquela que interessa.


Mas então, qual é o segredo do engajamento nas redes sociais?


Não há segredo, o engajamento é uma conquista, que será alcançada com muito esforço e trabalho diário!


Você precisa entender o seu publico alvo, saber quais são os seus interesses, o que o satisfaz, o que ele deseja no momento, levar vantagens exclusivas até ele, gerar empatia, ou seja, ele precisa se sentir especial o tempo todo e mesmo assim, por sermos “bombardeados” com tanta publicidade atualmente, é muito difícil conseguir a atenção das pessoas, é muito difícil conseguir o tão sonhado engajamento, mas quando conseguimos, é algo que traz, além de resultados, uma das maiores satisfações para uma marca!


Quando falamos de personalidades, o engajamento se faz devido a um certo afeto conquistado, muitas vezes, pela história de vida da pessoa até a conquista da fama ou pelo seu estilo de vida atual, que acaba sendo o desejo de muitas pessoas, então elas se inspiram nas pessoas que consideram ser ter vencido na vida, nas pessoas que consideram ser celebridades ou como são conhecidos atualmente, nos digitais influencers.


Mas como é possível começar a ganhar a simpatia das pessoas?


Vamos passar algumas dicas que poderão te ajudar:


1 – Conheça o seu público-alvo profundamente. Saiba o que ele realmente deseja, do que ele precisa no momento e no que você pode ajudar.


2 - Ofereça algo em troca antes de vender alguma coisa. Pode ser conteúdo, dicas e até uma promoção, mas gerando envolvimento antes de oferecer o produto ou serviço.


3 – Antecipe-se! Se você presta um serviço regular, que precisa ser renovado, organize-se para surpreender o seu cliente! Ligue para ele antes de o serviço vencer e ofereça as melhores condições para que ele renove o serviço com você.


4 – Tenha sensibilidade. Se perceber que não é o momento da compra, não insista. Aguarde o momento ideal.


Tudo isso são dicas de como ganhar a simpatia dos clientes, mas, e nas redes sociais, o que podemos fazer para gerar engajamento?


Seguem algumas dicas:


1 – Seja autêntico! Faça postagens deixando claro qual é a missão e a posição da sua empresa.


2 – A menos que você seja um digital influencer, do segmento "celebridade", não exponha a sua vida pessoal nas redes sociais da sua marca. Tenha a sua rede social particular para postagens dos seus amigos e família. Você pode fazer post com a sua foto, desde que esteja em compromissos profissionais.


3 – Realize dinâmicas para criar interação com os seus fãs. Podem ser sorteios, lives e até encontros presenciais. Tudo irá depender do seu tipo de negócio e do seu público.


4 – Por último, poste sempre conteúdos de interesse do seu público! Se a sua empresa é uma corretora de seguros, por exemplo, será que tem sentido você fazer um post dizendo que é o “dia da pizza”, sem fazer qualquer referencia ao seu negócio, somente porque as pizzarias estão o dia inteiro falando sobre o dia da pizza? Claro que não! Mas já vimos isto acontecer. Então, cuidado! Este tipo de postagem acaba com qualquer engajamento. Com uma postagem desta, você pode até perder seguidores!


Como sempre dizemos, não basta ter estar nas redes sociais, sua empresa tem que ter um propósito para estar lá!


Esperamos que este texto tenha ajudado você a refletir sobre o assunto e a rever a posição da sua empresa com relação às redes sociais, para obter sucesso!


Vamos lá! Mão na massa e bons negócios!


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