top of page
Logo Cottet Consultoria
  • Foto do escritorDeise Cottet

A escolha da plataforma do seu site


Essa decisão é muito importante, pois estamos falando do “coração” da sua loja virtual, portanto, além de contratar um profissional de confiança para fazer o seu site, é muito importante também que você entenda um pouco sobre esse assunto, para poder fazer alguns questionamentos.


Primeiramente, vamos ao conceito, “o que é uma plataforma de e-commerce”? Plataforma de e-commerce é o sistema sobre o qual sua loja virtual é criada. A plataforma de e-commerce é composta por dois ambientes, o front-end, que é a sua vitrine, o que o público vê quando sua loja virtual estiver publicada e o back-end, que é o ambiente administrativo do site, onde fazemos o cadastramento dos produtos, dos preços, o controle dos estoques, dos pagamentos, enfim, onde administramos e visualizamos todas as informações da operação da loja virtual.

Também é importante que você saiba que existem dois tipos de plataformas, as plataformas Open Source e Saas.

Plataformas Open Source, também conhecidas como plataformas de código aberto, são sistemas de comércio eletrônico desenvolvidos, em sua grande maioria, por comunidades abertas de programadores que disponibilizam o código para download e utilização gratuita. Elas podem ser estudadas, modificadas e aprimoradas por qualquer pessoa ou empresa que possua qualificação técnica para promover alterações.


Plataformas Saas (Software as a Service), são as plataformas de código fechado, isso significa que o código fonte back-end é de propriedade do fornecedor e não do empreendedor, portanto, somente o fornecedor e seus parceiros poderão mexer no código fonte.


Em outros posts, detalharemos as vantagens e desvantagens das plataformas Open Source e Saas.


A pergunta que surge em relação à escolha da plataforma é sempre: “qual é a melhor plataforma” para construir o meu site? E a melhor resposta para essa pergunta será sempre, depende das suas expectativas a curto, médio e longo prazo”.


Se estivermos falando de um site institucional, você não precisa ter essa preocupação. Sua preocupação deve ser a escolha do profissional que o desenvolverá, pois, o site deve ter uma boa comunicação escrita e visual, tem que refletir tanto o que você deseja, como aquilo que é importante para mostrar todo o potencial do seu negócio, além de levar em conta a otimização do SEO, para que o seu site apareça bem posicionado no Google. Você também precisa ter claro, as funcionalidades que deseja que o site tenha, para ver se a plataforma que o profissional utilizará atende suas expectativas e exigências.


Agora, se estivermos falando de um e-commerce (loja virtual que comercializa produtos e/ou serviços), aí sim, você deve se preocupar com a escolha da plataforma, pois se o seu negócio for feito para crescer, mas você escolher uma plataforma com poucos recursos e depois precisar realizar uma migração, na maioria das vezes, isso pode ser bastante traumático, além de poder trazer prejuízos ao seu negócio. O ideal é que se faça uma escolha consciente, levando em consideração os prós e contras de cada plataforma.


Em 2014, o Buscapé Company lançou o “Guia de Plataformas de E-commerce” para os profissionais da área. Nesse material, foi feito um comparativo entre as principais plataformas, mostrando alguns pontos importantes a serem considerados, como investimento inicial e mensal, recursos de pagamento e frete, gestão de pedidos e estoque, gestão de cupons, integração com ERP, versão (mobile ou responsiva), otimização de SEO, integração com as redes sociais e com o Google, atendimento personalizado e atendimento por e-mail e/ou por telefone. Caso você queira ter acesso a esse material, pedimos que envie um e-mail para contato@cottetconsultoria.com.br, que enviaremos o material na íntegra para você! Acreditamos que esse material irá te ajudar, pelo menos um pouco, na escolha da plataforma da sua loja virtual.


Não se esqueça, esse é um passo primordial para o sucesso do seu negócio, portanto, estude sobre o assunto e procure bons profissionais para te assessorar nesse momento, isso pode evitar prejuízos futuros.


bottom of page