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Branding - O processo para construir uma marca lembrada e de sucesso!


Branding é o processo de gerenciamento de uma marca, para torná-la reconhecida junto ao seu público-alvo, ou seja, é a maneira de fazer com que as pessoas saibam e lembrem-se do nome da sua empresa, identifiquem sua logomarca e a reconheçam como sinônimo de algo desejado. Desta maneira, quando elas precisarem dos produtos e serviços que você oferece, irão se lembrar da sua marca e comprar os seus produtos.


Mas construir uma marca de sucesso não é simples. É necessário investimento constante e à longo prazo, por isso, é importante que, durante todo o processo, sejam realizadas, além de acompanhamentos e análises dos resultados, diversas estratégias, para atingir algumas metas, até que se chegue ao objetivo final, que é o reconhecimento da marca!


Mas como ser um marca reconhecida e lembrada?


Algumas ações podem ajudar, se realizadas de maneira estratégica.


A lembrança estimulada é uma delas. Na internet, além de ter uma marca bem estruturada, ou seja, de ter uma “presença digital profissional”, podemos e devemos realizar ações de marketing digital para ajudar este estímulo. No mundo físico, utilizar produtos personalizados com a sua marca, para atender ou presentear seu cliente é uma ótima estratégia. Você já esteve em algum lugar onde quase tudo é personalizado? Desde as xícaras de café, até os copos, canetas, cadernos, paredes, sacolas? Você vê a marca repetidas vezes, dentro de um mesmo ambiente, com diversas exposições e de diversas maneiras. É muito estimulante! Isso valoriza a marca e se bem feito, encanta as pessoas!


Outra estratégia que pode ser utilizada é a exposição repetida da marca, na medida certa. Isso porque, imagens vistas com frequência se tornam familiares e estimulam sentimentos positivos, mas a supersaturação pode causar um sentimento de aversão. Portanto, essa é uma estratégia importante, mas que deve ser dosada. Na internet, as redes sociais podem ajudar bastante, pois você pode estimular seu público com a regularidade que desejar e pode deixar sempre a sua marca presente, usando nas postagens, o seu logotipo e as cores da sua marca. No texto, pode ser usado o slogan e também é possível ser criada uma maneira própria de comunicação. No mundo físico, pode-se utilizar mídias outdoor. Existem diversas disponíveis no mercado como o busdoor, frontlights e painéis.


Para produtos, além destas estratégias, ter embalagens apresentáveis e adequada ao público alvo, para passar a sensação de cuidado na manipulação, limpeza e qualidade, principalmente para produtos perecíveis, podem ajudar no reconhecimento da marca.


Para determinados produtos e serviços, dar vantagens aos clientes é uma estratégia bastante interessante e atrativa. É possível manter o preço, mas entregar mais do que foi oferecido, disponibilizar pacotes de serviços com valores mais acessíveis, oferecer dois produtos pelo preço de um ou ainda dar um desconto expressivo na compra do segundo produto. Todos esses, são exemplos de vantagens muito bem aceitas e que podem ajudar na imagem positiva da empresa, se utilizadas de maneira estratégica.


Nos ambientes, sons, cheiros, decoração, cores adequadas e ambientação, estimulam nossos sentidos, trazendo sensações tão boas, que nos fazem lembrar de determinada marca, de maneira inconsciente.


Somente após estimular a lembrança da marca, através de estratégias bem realizadas, é que a sua marca chegará no próximo estágio, onde começará a conquistar a lembrança espontânea e o tão almejado Top Of Mind, é o mais alto nível de reconhecimento que uma marca ou um negócio podem alcançar, se tornado automaticamente a primeira opção de produto ou serviço quando o consumidor pensar em determinada categoria.


Algumas marcas são tão poderosas que chegam a substituir o nome de um produto. É o caso da “Bombril”, nome de uma indústria de higiene e limpeza, que tem o produto “lã de aço”, com esse mesmo nome. Muitas pessoas, ao irem realizar as suas compras, dizem que compraram "Bombril", mesmo tendo comprado lã de aço de outra marca.


Portanto, se você deseja ter uma marca de valor, precisa começar a investir de maneira estratégica e ter claro que deverá realizar um investimento contínuo e à longo prazo, mas antes disso, precisa dar o primeiro passo, deixar a sua empresa com um presença profissional!


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