top of page
Logo Cottet Consultoria
  • Foto do escritorDeise Cottet

Como adquirir o nome do seu site e um e-mail corporativo



Hoje vamos falar sobre o que é um domínio, para que serve e como adquiri-lo.


Domínio é o nome que serve para localizar e identificar a sua empresa na Internet. Ele é a base de toda a sua identificação profissional na Internet. É o “nome” do seu site e dos seus e-mails. É composto por um nome escolhido por você, para representar a sua marca + uma extensão (que pode ser: “.com.br”, “.org.br”, “.blog.br”, entre outras). O da nossa Consultoria, por exemplo, é www.cottetconsultoria.com.br. Você também pode adquirir o mesmo domínio, com mais de uma extensão, caso seja do seu interesse, assim, nenhum concorrente poderá usar um domínio parecido com o seu e que possa prejudicar o seu negócio, mas isso deve ser analisado caso a caso, para identificar se realmente é necessário.


Normalmente, utilizamos como domínio o nome da empresa ou seu nome fantasia, dessa maneira, fica mais fácil o cliente se lembrar do seu site, por isso a importância de estar com a comunicação completamente alinhada. Observação: o domínio deve ter no máximo 26 caracteres.


Nossa sugestão é que antes mesmo de escolher sua marca ou o nome do seu negócio, você faça uma pesquisa sobre a existência da marca e do domínio que você pretende registrar, para que não tenha problemas futuros com empresas de nomes similares.


Para pesquisar a existência de um domínio com extensão ".br", você deve entrar no site: www.registro.br e digitar o domínio completo que deseja adquirir (nome + extensão) no box “Registre o domínio .br certo para você”. Ao clicar em “Conheça todas as categorias do .br”, aparecerá se o domínio está ou não disponível para registro.



Veja o exemplo da nossa Consultoria: Digitamos www.cottetconsultoria.com.br e apareceu a mensagem “não está disponível para registro. Motivo: Domínio já registrado”. E abaixo, vêm as sugestões do mesmo domínio, com diversas extensões, que estão disponíveis.

Observe que, se digitarmos o domínio completo, utilizando as extensões sugeridas como domínios disponíveis para registro, como por exemplo, www.cottetconsultoria.blog.br, aparecerá a mensagem “Disponível para registro. Consulte as demais opções disponíveis” e aparece o botão “Registar”.

Atualmente, o custo do domínio é de R$ 40,00, para utilização do domínio por 1 ano. Após esse período, você deve renovar a compra. Caso você queira garantir a compra do domínio por um período maior que esse, o custo anual será inferior. Fique atento, pois esse custo é referente apenas ao registro e utilização do domínio, o custo de hospedagem do site e do e-mail corporativo, não estão incluídos e devem ser contratados à parte.


Para adquirir domínios internacionais, são indicadas empresas de hospedagem de site, como a locaweb, Go Daddy, Host Gator, Uol Host, Google Domains, entre outros.


Quanto à extensão, sugerimos utilizar “.com” ou “com.br”, porque dificilmente as pessoas irão memorizar ou digitar extensões diferentes dessas, mas isso irá depender da escolha do domínio e do tipo de negócio. Se for uma ONG, por exemplo, o ideal é usar a extensão “.ong.br”. Se você fizer questão de ter um domínio com um nome já registrado, poderá escolher qualquer uma das demais extensões que estiverem disponíveis.


Para registrar um domínio, não é necessário possuir um CNPJ, você pode fazer isso utilizando o seu CPF. Mas, para ter um e-mail corporativo, com o nome da sua empresa, é necessário que você seja o dono do domínio, caso contrário, não conseguirá ter um e-mail corporativo com o nome da sua empresa e ter um e-mail corporativo é necessário e imprescindível para a imagem da sua empresa, pois transmite profissionalismo e credibilidade.


Agora que você já sabe o que fazer para ter o nome do seu site, basta adquiri-lo e bons negócios!


bottom of page