top of page
Logo Cottet Consultoria
  • Foto do escritorDeise Cottet

Como ficam os negócios com o Covid-19?


Como todos sabem, estamos vivendo um momento de saúde mundial muito difícil, devido à pandemia do novo coronavírus.


A todo o momento recebemos notícias dos jornais e em nossas redes sociais, com orientações de como devemos proceder, o que fazer e o que não fazer nesse momento tão delicado para todos, mas uma atitude que todos devem tomar, seguindo as orientações das autoridades da saúde é, não sair de casa sem necessidade. Deverão ser mantidos em funcionamento apenas os serviços essenciais e as pessoas só devem sair de casa em caso de extrema necessidade.


E como ficam os negócios nesse momento? Eles precisarão ser totalmente parados?


A resposta é: não. Eles precisarão ser adaptados!


Algumas pessoas já estão acostumadas a trabalhar em home office, outras não, mas determinados negócios que não são prioridade e permanecerão fechados, não precisarão, necessariamente, parar por completo.


Atualmente, com a disponibilidade e maior facilidade de acesso à internet e a tecnologia, cada vez mais profissionais poderão trabalhar em suas casas, mantendo os negócios, pelo menos parcialmente, em andamento. Claro que o contato humano pessoal nos fará falta, mas nesse momento é necessário, então, temos que nos adaptar, pois é para um bem maior e comum a todos!


Nossa sugestão é que as empresas ofereçam aos seus clientes, oportunidades, serviços e produtos pela internet , estejam mais disponíveis ainda, para o atendimento telefônico e pelo WhatsApp.


Se você trabalha com produtos, ofereça entrega em casa, se trabalha com conteúdo, utilize a internet, suas redes sociais, faça vídeos, para que a sua empresa possa continuar interagindo e principalmente, ajudando os clientes. Você presta serviços? Disponibilize mais canais de atendimento a distancia para que o seu cliente tenha facilidade de acesso a sua empresa, não o desampare. Nesse momento, todos devem fazer o que for possível para ajudar e amparar as pessoas. Se for preciso e possível, atenda seu cliente na casa dele.


Se a sua empresa já tem um negócio na internet e está indo bem, pense no que você pode fazer para ajudar quem está em casa, se a sua vitrine ou imagem na internet ainda não estão adequadas, aproveite para se dedicar a operação, levantar o que precisa ser feito ou fazer o que é necessário, para que, em momentos como esse, sua empresa esteja preparada para ajudar.


Vamos mostrar que podemos trabalhar em home office e atender bem os nossos clientes.


Vamos ajudar as pessoas a utilizarem seu tempo, com coisas produtivas em suas casas.


Algumas dicas para quem trabalhará em home office nesse período crítico:


1 - Acorde cedo e organize suas atividades diárias. Lembre-se, todo profissional tem uma carga horária a cumprir, para realizar todas as suas tarefas, portanto, procure ter e cumprir um horário de trabalho;


2 - Tente realizar suas atividades particulares, fora do horário comercial, mas caso tenha que fazer algo durante o expediente, não deixe suas atividades acumularem, tente finalizá-las no mesmo dia, mesmo que seja após o horário habitual de trabalho.


3 - Escolha o lugar mais sossegado da casa para ser o seu escritório. Se precisar falar ao telefone, feche a porta. No começo é difícil mudar os hábitos familiares, mas com o tempo, todos entenderão que aquele comodo da casa é um escritório, portanto, precisa de regras para funcionar bem.


4 - Faça com que as pessoas que moram com você, entendam que ninguém está de férias, portanto, durante o horário de trabalho, elas devem fazer suas atividades, tentando não te interromper. Após o expediente, vida normal. Voltamos a convivência familiar.


Seguindo essas quatro dicas, você verá como as coisas vão se ajeitando!


Por fim, se precisar de ajuda com o seu negócio online, estamos aqui para te ajudar. Pode nos contatar quando precisar. Estaremos disponíveis para te atender!


bottom of page