top of page
Logo Cottet Consultoria
  • Foto do escritorDeise Cottet

Marketplace – Uma importante ferramenta de Marketing Digital


Na nossa opinião, para quem tem um e-commerce, o Market Place é uma das melhores estratégias de marketing digital atualmente, apesar do alto custo devido à comissão paga. Os Marketplaces são grandes vitrines para a sua loja na internet, para os seus produtos e serviços e para a sua marca!


Marketplace na internet, para quem ainda não sabe, são grandes sites que vendem produtos e serviços, como shopping centers no mundo físico. Esses sites tem um tráfego enorme, atraindo milhares de consumidores para suas páginas, diariamente, por isso são grandes e excelentes “vitrines digitais”.


Os maiores Marketplaces do Brasil, atualmente, são a B2W, composta pelos sites americanas.com.br, submarino.com.br e shoptime.com.br e a Via Varejo (antiga Cnova), que possui os sites pontofrio.com.br, casasbahia.com.br e extra.com.br. Há também outras grandes marcas que já se tornaram Marketplace, como o site carrefour.com.br, magazineluiza.com.br e vitrines internacionais, como a amazon.com.


Como você pode perceber, a B2W e a Via Varejo, possuem os maiores sites de e-commerce do Brasil, por isso, estar nesses sites, é bastante interessante para divulgar a sua marca e o seu site, porém, para que a sua loja tenha destaque nos Marketplaces, você deve ter, além de bons preços, um atendimento de excelência, pois seus produtos e serviços serão avaliados não só pelo cliente, como também pelo Marketplace. Você tem, obrigatoriamente, que seguir o padrão de qualidade exigido pelas empresas detentoras do Marketplace, senão, perde o direito de vender seus produtos nesses grandes sites.


Para que possa vender nos Marketplaces, você deve, primeiramente, efetuar um cadastro que será analisado pelas empresas e só então, estando tudo ok, poderá disponibilizar seus produtos nessas grandes lojas.


Lembre-se, você será o responsável por cadastrar seus produtos e gerenciá-los, assim como deverá fazer a entrega dentro do prazo prometido e atender as solicitações e reclamações dos clientes, portanto é importante que você tenha um profissional de marketing para fazer a administração de tudo, diariamente.


O Marketplace será apenas uma vitrine que fará a divulgação do seu site, produtos e serviços e em troca, cobrará uma comissão sobre cada venda realizada. O valor da comissão dependerá do tipo de produto vendido.


Se você tem um e-commerce, vale muito à pena pensar no Marketplace como uma ferramenta importante no seu planejamento de marketing digital, pois ela pode ajudar e muito, na divulgação da sua loja e na vendas dos seus produtos!


bottom of page