top of page
Logo Cottet Consultoria
  • Foto do escritorCottet Consultoria

Os impactos nos negócios pós-pandemia ou o “novo normal”

Atualizado: 19 de jun. de 2020



Gostaríamos de dividir com você, nossa visão sobre os impactos nos negócios, pós-pandemia ou como deverá ser o “novo normal” no mundo empresarial.


Entendemos que, devido ao grande impacto econômico-financeiro mundial que o covid-19 vem causando, em especial no Brasil, teremos um reflexo muito negativo na economia, como já vem acontecendo, gerando queda de receita das empresas e crescente aumento do desemprego, mas acreditamos também em três movimentos que devem acontecer para ajudar neste processo de recuperação e que deverão estar em alta nos próximos meses e talvez até nos próximos anos, mudando totalmente a maneira de fazermos negócios. São elas:


1 – Parcerias;

2 – Permutas;

3 – Esforços regionais;

A Cottet Consultoria é uma empresa que sempre acreditou em parcerias, por isso, sempre a praticou. É uma prática que levamos em consideração, toda vez que falamos em estratégias de negócios e de marketing, porém, é um movimento que não vemos acontecer com muita frequência dentro das empresas. Digamos que não é uma prática muito adotada pela maioria, mas agora, acreditamos que esta é uma estratégia que deve ter destaque e que, em muitos casos, irá não só ajudar, como também salvar muitas empresas durante o seu processo de recuperação econômico-financeiro.


Outra estratégia pouco praticada e muitas vezes até esquecida pelas empresas, é a realização de permutas, através da troca de serviços ou até de produtos. Esta estratégia poderá ajudar muito as empresas, pois o dinheiro estará muito mais escasso e muitas vezes, será a única maneira de fazer as coisas acontecerem ou de a empresa ter algo de que necessita para que o seu negócio sobreviva!


For fim, o último movimento que acreditamos que irá acontecer com força total e, aliás, já está acontecendo, através de algumas iniciativas, é a retomada de “negócios regionais”. E por que este movimento deve ocorrer com tanta força?


É simples, com o encolhimento da economia, teremos dois reflexos:


1º - O índice de desemprego será muito maior do que já "estamos acostumados” e a maioria dos empregados não conseguirá mais uma colocação no mercado de trabalho, como já vem acontecendo há tempos, só que agora em uma escala muito maior, porque as empresas encolherão. Automaticamente, os desempregados terão que “se virar” para sobreviver, a oferta de produtos e serviços deve aumentar bruscamente e, obviamente, nossa primeira reação será ajudar nossa família, parentes e amigos, então, deixaremos de comprar das grandes empresas para ajudar as pessoas que amamos.


2 – Depois de ajudar as pessoas que amamos, é natural querermos ajudar pessoas próximas, que também estão com dificuldades financeiras, como nossos vizinhos, proprietários de pequenos comércios e prestadores de serviços, sejam do nosso condomínio, bairro ou de localidades próximas, com os quais temos uma relação comercial há bastante tempo.


Intuitivamente, sabemos que as grandes empresas sobreviverão e que as pequenas empresas dependem apenas do seu trabalho para sobreviver, tendo lucro suficiente, somente para manter seu negócio e o seu padrão de vida. É um instinto de "proteção", onde acontece também, uma troca e ajuda mútuas, afinal de contas, ninguém vai querer que o seu cabeleireiro, sua manicure, seu dentista, o mercadinho da esquina, feche as portas. Isso também nos prejudicaria de alguma forma. É até uma maneira de defesa, para não "perdemos" o que gostamos e um instinto natural de querer ajudar a manter as conquistas que vimos ser realizadas.


Portanto, caso você ainda não tenha pensado nisso e não esteja se adaptando ao “novo normal” pós-pandemia, reflita e comece a mudar já! Você terá que se adaptar às mudanças que ocorrerão. Será uma questão de sobrevivência!


Se você tem uma opinião diferente da nossa, compartilhe conosco e vamos discutir sobre o assunto. Se concorda com a nossa opinião, compartilhe-a com seus amigos, parentes e familiares, para que eles também reflitam sobre o assunto. Isso é muito importante!


Quanto mais rápido e mais pessoas perceberem e se adaptarem as mudanças que ocorrerão após a pandemia, maiores serão suas chances de sobrevivência.


Pense nisso e bons negócios!



bottom of page