top of page
Logo Cottet Consultoria
  • Foto do escritorCottet Consultoria

Planejamento Estratégico, qual a sua importância?


Já que estamos no início do ano, hoje vamos dar uma paradinha nas matérias sobre as ferramentas de marketing digital, para chamar sua atenção para um assunto muito importante, o Planejamento Estratégico, para isso, convidamos nosso parceiro Denis Oliveira, Consultor de Planejamento Estratégico e Canais de Vendas, para escrever sobre o assunto. Boa leitura!


"Planejamento estratégico é um conceito muito comum na administração de qualquer negócio. Mas também pode ser aplicado na vida pessoal de cada indivíduo, cada um com a sua missão e seus valores. Ações planejadas estrategicamente são sinônimo de sucesso!


Ações não planejadas estrategicamente, possuem grandes chances de dar errado e “matar” uma brilhante ideia ou aniquilar uma oportunidade única! Simplesmente porque não foi planejada de forma inteligente.


O fato de não ter sido “estrategicamente” pensada e executada consumiu mais recursos do que o necessário, como: tempo, dinheiro, energia das pessoas e pode ter afetado também a reputação da sua empresa ou até mesmo a sua reputação pessoal.


Resumidamente, no ambiente empresarial, nada mais é do que estabelecer um objetivo e planejar todos os recursos que serão necessários para atingi-lo. É seguir com o planejamento de forma organizada, levando em consideração todos os pontos fortes e fracos, riscos, investimentos, estrutura necessária, tempo, e obviamente envolver todas as áreas necessárias neste processo para que todos participem de forma ativa.


Isso faz parte da gestão de uma empresa, para que se utilizem todos os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade das pessoas, dos sistemas, dos recursos em geral.


Dentre várias áreas, uma das principais que merece toda atenção é a área de planejamento financeiro, pois é daqui que será dimensionado o tamanho dos investimentos, e os controles das despesas como objetivo de reduzir os custos, maximizar os investimentos e aumentar o faturamento através de melhores resultados.


Sem um planejamento estratégico adequado, suas ações podem levar a empresa ter problemas como: posicionamento de mercado ineficaz ou confuso, políticas de preços erradas, comunicação fraca ou ausente, distribuição incorreta e pouco eficientes, baixos resultados de vendas, índice elevados de reclamações e baixa na carteira de clientes, entre tantos outros problemas.


Alguns pontos que devem ser considerados em um planejamento estratégico:


1. Missão, Visão e Valores da empresa devem ser preservados;

2. Análise criteriosa das oportunidades e ameaças;

3. Análise potenciais internas, quais as forças e fraquezas;

4. Trace os objetivos, metas e público alvo;

5. Defina o prazo para atingir estes objetivos;

6. Identifique o público-alvo de cada ação e cada objetivo traçado;

7. Reveja cada estratégia escolhida constantemente;

8. Inicie suas ações e faça o acompanhamento em tempo real dos resultados;

9. Não demore na apuração dos resultados;

10. Mude ou corrija a estratégia se necessário;


Planejamento Estratégico é essencial para qualquer empresa, independentemente de seu porte, tempo de existência, ramo de atuação ou tipo de serviço ou produto que está oferecendo."


Reflita, procure um profissional qualificado para ajudá-lo e bons negócios!


Denis Oliveira – Parceiro da Cottet Consultoria


bottom of page