top of page
Logo Cottet Consultoria
  • Foto do escritorDeise Cottet

A utilização do WhatsApp como ferramenta de trabalho

Atualizado: 5 de set. de 2019


Sua empresa já tem um número de WhasApp disponível para atender seus clientes?


Ainda não?


Saiba que você pode estar perdendo muitos negócios! Segundo o Sebrae, 72% das empresas de pequeno porte, já utilizam o aplicativo para se comunicar com os clientes. E, na maioria das vezes, ele é utilizado para disponibilizar informações sobre produtos e serviços, vender e atender os clientes. É hoje, o aplicativo mais utilizado no universo empresarial. No Brasil já tem cerca de 120 milhões de usuários por mês.


Além de ser utilizado para realizar diversas atividades, o WhatsApp também facilita muito a comunicação, pois não é invasivo, não atrapalha, não incomoda, uma vez que a mensagem pode ser respondida quando a pessoa tiver disponibilidade.


Você pode conversar através de troca de mensagens, assim, mesmo que o seu cliente esteja no trabalho, ele não será atrapalhado, pois responderá quando puder e melhor, ninguém o escutará, o que é muito bom, pois não expõe a pessoa!


Viu como essa ferramenta é imprescindível para o seu negócio? Através dela, as pessoas agendam horários em clínicas, cabeleireiros, laboratórios, marcam reuniões, informam que estão a caminho da reunião, enfim, não dá mais para utilizá-la somente na sua vida particular, ela se tornou uma ferramenta importantíssima também, para a sua vida profissional.


Para quem não tem estabelecimento físico para o recebimento dos clientes ou trabalha home office, a ferramenta traz ainda mais resultados, pois através dela, o número de contatos aumenta significativamente, devido à abrangência da área atendida. Temos a possibilidade de atender clientes que estão mais distantes, pois não há necessidade do seu comparecimento ao endereço físico , nem existe mais um alto custo (de ligação) para contatar a empresa.


Em janeiro de 2018, foi lançada a versão business do aplicativo no Brasil. Ela tem funcionalidades como:


- Permitir a separação de clientes e fornecedores em grupos distintos;


- Agendar mensagens e criar respostas automáticas.


Tudo feito por um número telefônico do próprio aplicativo e não de uma operadora.


Mas, como toda nova ferramenta de comunicação, sua empresa deve saber utilizá-la, sem incomodar o cliente, portanto, use-a com responsabilidade e o mais importante, com a autorização do cliente.


Como uma ferramenta importante de comunicação, lembre-se de que o número deve constar em todas as peças de divulgação da sua empresa, com destaque e que o atendimento deve ser rápido e profissional!


Se convenceu sobre a importância do WhatsApp para o seu negócio?


Então corra para fazer os ajustes necessários, no seu site, nas suas redes sociais e em todos os lugares onde os dados de contato da sua empresa estiverem disponibilizados e bons negócios!


bottom of page