top of page
Logo Cottet Consultoria
  • Foto do escritorCottet Consultoria

Novidades Instagram 2019

Atualizado: 5 de set. de 2019



Agora, mais do que nunca, o Instagram se consolida como uma ferramenta indispensável para empresas e influenciadores. Desde maio de 2019, a empresa anunciou ao mercado, novos recursos, voltados a pessoas jurídicas. Veja quais são esses recursos e como funciona cada um deles:


- Tags de compras para influenciadores das redes sociais: funcionalidade onde os “Creators” (pessoas que promovem marcas, produtos ou serviços), poderão adicionar “tags com links”, mostrando o nome e preço do que foi publicado, além de direcionar o cliente à pagina do produto, serviço ou site, otimizando o processo de conversão.


- Compras feitas diretamente no App do Instagram: disponível, por enquanto, para algumas contas de Creators, para testar a funcionalidade. Com isso, não será mais preciso sair do app para efetuar uma compra, o Instagram terá um checkout interno, assim, os Creators passam a ser, além de representantes da marca, seus “vendedores”.


- Compartilhamento de posts no Story: com essa funcionalidade, sua empresa poderá usar as fotos, comentários e elogios dos clientes que se manifestaram através da plataforma e compartilhar o post no Instagram Stories da sua empresa.


Para usar essa funcionalidade, basta:

1. Tocar no botão em formato de avião que se encontra abaixo do post;

2. Selecionar a opção “Adicionar publicação ao seu story”;

3. Tocar nele para ver o post do feed como um adesivo com uma cor de background personalizada que combina com o post original e adicionar recursos de texto e as hashtags desejadas.


Esses posts possuem um link para o post original e mostram o nome de quem postou! Uma excelente ferramenta de indicação e depoimentos!


- Adesivos interativos, nos Stories, para realização de enquetes: os usuários e empresas poderão inserir adesivos com questões de múltipla escolha e os participantes da enquete, poderão ver se acertaram ou erraram a questão, enquanto a pessoa que postou pode acompanhar o resultado em tempo real.


Uma forma de interagir com o cliente, de maneira divertida e ao mesmo tempo obter informações importantes para a sua marca ou até de promover algo.


- Novo design de câmera chamado “Modo de Criação”: foram adicionados divertidos filtros que poderão ser selecionados para realizar alterações na foto, além da possibilidade de poder adicionar textos, adesivos e perguntas à criação.


- Adesivo de doação (ainda em teste): Com esse recurso, você pode arrecadar fundos para ongs, diretamente pelo app. Veja como isso pode ser feito:


1. Abra o “Stories”;

2. Selecione uma foto ou tire uma;

3. Escolha o adesivo “Donativo”, na seleção de adesivos (é possível personalizar o adesivo usando as ferramentas do Instagram Stories).


Para ver o total de pessoas que doaram, basta deslizar para cima. Todo o valor arrecadado irá diretamente para a ong escolhida.


- Perfil de Creator ou Criador de Conteúdo (um perfil para “PJ”, reservado apenas para quem tem mais de 10 mil seguidores): Entre outros recursos, o perfil dá acesso a ideias e análises aprofundadas, estatísticas de engajamento, informações detalhadas do perfil demográfico dos seguidores e mostra quem seguiu ou deixou de te seguir.


- Número de Likes oculto: Uma funcionalidade que faz parte de um esforço para que os Creators não se sintam tão pressionados. Eles saberão o total de likes, porém os seguidores só verão uma lista de quem curtiu a imagem, sem poder ver a quantidade.


E aí, gostou das novidades?


Então, que tal aproveitá-las para dar um “up” no perfil da sua empresa?





bottom of page