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Redes Sociais como ferramenta de Marketing

Atualizado: 5 de set. de 2019


Quando você ouve falar em redes sociais como ferramenta de marketing, acredito que fica com a “pulga atrás da orelha”, se perguntando se isso funciona mesmo.


Pois a resposta é simples, vai depender do seu negócio e de como você utiliza as redes sociais. E essa é a resposta para todas as ferramentas utilizadas no marketing. Nem sempre, o que funciona para uma empresa irá funcionar para outra e é por isso que precisamos testar todas as ferramentas.

No caso das redes sociais, as que estão sendo mais utilizadas para negócios atualmente, são o Facebook, o Instagram e o Linkedin, além do Youtube. Para alguns negócios, mais específicos, o Twitter costuma funcionar também. Mas saiba que existem diversas outras redes sociais, como Skype e Pinterest, que normalmente não são utilizadas como ferramentas de marketing, mas você precisa conhecer e estar nelas, pois de alguma forma, poderão ajudar a desenvolver ou a divulgar o seu negócio.


O Facebook e o Instagram podem ser utilizados tanto como rede de relacionamento, para divulgar o que está acontecendo na sua empresa, as novidades, seus produtos e serviços, como para ferramenta de conversão e vendas.


O Facebook também pode ser utilizado como canal de monitoramento do que as pessoas estão falando sobre a sua empresa e para o atendimento dos seus clientes, pois eles podem se manifestar através dessa rede social, de maneira pública ou privada, dependendo de como a conta foi configurada, por isso, é importante que haja sempre, pelo menos uma pessoa responsável por acompanha-la diariamente. As respostas devem ser sempre claras e rápidas. Sua empresa será avaliada, pelo próprio Facebook, pelo tempo de resposta.


E para quem ainda não sabe, existe o Facebook para empresas. Você poderá acessá-lo através do link: www.facebook.com/business. Lá, é explicado como funciona a ferramenta de marketing do Facebook. Essa já é uma ferramenta um pouco mais complexa, que costuma ser utilizada por profissionais da área, assim, você não corre o risco de ver o seu dinheiro sendo desperdiçado. É importante que você sabia que, para usar a ferramenta, a conta da sua empresa no Facebook, deve ter sido aberta como “página” e não como “fanpage”, mas se isso aconteceu, você poderá transformar a fanpage criada, em página de empresa. Somente dessa forma, você poderá utilizar a ferramenta de marketing do Facebook.


Saiba que, ao utilizar a ferramenta de marketing do Facebook, você também terá a possibilidade de divulgar simultaneamente, seu post no Instagram. Isso é muito importante, porque você poderá avaliar qual das duas redes sociais funciona melhor para o seu negócio. Também é importante que você avalie os resultados de cada ação. Só assim, suas ações terão cada vez mais assertividade.


Quanto ao Linkedin, é uma ferramenta bastante utilizada para manter uma boa rede profissional, inclusive muito utilizada para contratação de profissionais e busca de parceiros. É também, uma poderosa ferramenta de divulgação, com grande possibilidade de segmentação, ou seja, suas ações atingirão o público escolhido de maneira bastante certeira. É indicada principalmente, para quem trabalha com serviços.


O Youtube, quando bem utilizado, pode fazer o seu negócio aparecer e crescer muito, porém, tem que ser feito da maneira correta. Antes de se aventurar criando vídeos caseiros, avalie o seu público alvo. Se ele for exigente, não aceitará qualquer coisa, portanto, utilize o Youtube de maneira bem planejada. Com ele, você pode divulgar, tanto produtos como seus serviços.


Lembre-se, sua empresa deve ter uma “presença digital profissional” na internet, para passar credibilidade e gerar bons negócios, portanto, não se aventure, contrate profissionais qualificados para cuidar do marketing digital da sua empresa!


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