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Mobile Marketing


Mobile Marketing ou M-Marketing, como também é chamado, são as ações de marketing realizadas através de celulares ou dispositivos móveis.


Além dos já conhecidos meios de mobile marketing, SMS, jogos e mobile sites, entre outros, temos também, atualmente, o WhatsApp. Para nós, hoje, esse é um dos melhores meios de m-marketing, porém, deve ser utilizado, assim como o e-mail marketing, com critérios, inteligência, opt-in (autorização) do cliente e com ações criadas especialemente para dispositivos móveis, em formatos específicos e não com adaptações que dificultam a leitura ou entendimento da ação por parte do usuário.


Como temos falado, ações de marketing devem ser realizadas por profissionais, deve conter uma estratégia, um planejamento. Não pode ser uma peça enviada fora de contexto, muito menos parecer ser amadora, não conter uma comunicação clara, correta e adequada à empresa e ao seu público-alvo.


Temos utilizado o WhatsApp como ferramenta de relacionamento, para alguns dos nossos clientes e temos obtido um resultado muito positivo. Já pensou receber, no dia do seu aniversário, um cartão eletrônico, feito especialmente para você? Receber os parabéns, através do Facebook e até pelo WhatsApp é comum, mas receber um cartão, de alguém que você não esperava, é surpreendente e deixará seu dia muito mais feliz. Pequenos gestos que fazem toda a diferença!


Também pode-se fazer um cartão de agradecimento pela compra, pela visita, pela indicação, convidar o cliente para visitar sua loja ou seu site novamente, para tomar um café com você e sua equipe, conferir as novidades, oferecer cortesias ou descontos exclusivos. Quem não gostaria de ser tratado de maneira especial? Quem não gostaria de ser lembrado, de se sentir exclusivo? Muitas empresas falam sobre isso, mas pouquíssimas fazem com que você se sinta especial.


O WhatsApp possui também, uma ferramenta de marketing bastante importante, a “lista de transmissão”. É uma lista que pode ser criada com nomes selecionados. Através dela, é possível enviar uma mensagem comum para diversos destinatários, sem que os mesmos identifiquem as demais pessoas que também a receberam. É uma ferramente que agiliza muito a comunicação, porém, devemos utiliza-la para o envio de comunicados comuns, pois a mensagem irá sem personalização. Para que ela funcione adequadamente, é importante que o seu cliente tenha o telefone celular do seu estabelecimento gravado no aparelho dele, portanto, ao fazer o cadastro do seu cliente, peça para ele adicionar o telefone da sua empresa no seu celular e pergunte se ele autoriza o recebimento de mensagens ou informações da sua empresa através do WhatsApp. Também é importante que você faça ações utilizando o WhatsApp, caso você se relacione com seus clientes através dessa ferramenta, senão, opte por outras, pois é muito invasivo fazer ações utilizando o WhatsApp do seu cliente, sendo que no dia-a-dia, vocês utilizam outros meios de comunicação.


Portanto, planeje, conheça bem as ferramentas de marketing que você irá utilizar, faça ações pertinentes e bons negócios!


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