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Programa de Afiliados como Ferramenta de Marketing Digital



Para entender como funciona o Programa de Afiliados, clique aqui e leia nosso post sobre o assunto.


Contextualizando, afiliados são empresas que desejam utilizar suas mídias proprietárias (seus espaços na internet), site ou sites, blogs e redes sociais para veicular anúncios das empresas interessadas em divulgar seus produtos ou serviços nessas mídias (anunciantes). Normalmente, como afiliado, você não paga para fazer parte do programa e ainda ganha um valor ou comissão pré-determinados, por cliques, leads ou vendas realizadas.


Como citado no nosso quadro de “Estratégias de Marketing Digital”, o programa de afiliados é uma estratégia que tem:


- Custo (investimento) médio, pois como afiliado, você deve ter um site, blog ou redes sociais, para divulgar os produtos ou serviços dos anunciantes. Além de ter as ferramentas, você deve gerar tráfego para suas mídias, portanto, pode ter que realizar investimentos em mídias pagas.


- Prazo de retorno longo, pois normalmente você será comissionado pelas vendas realizadas e o comissionamento ocorre de acordo com as regras determinadas pelo anunciante, mas deve ocorrer após a concretização da venda. Além disso, caso seu tráfego seja orgânico, pode levar algum tempo para que ele aumente significativamente, a menos que você invista em campanhas pagas.


- Gerenciamento alto, pois você terá que acompanhar e analisar os resultados diariamente, para entender quais anúncios estão tendo melhor performance e quais são os que tem trazido melhores resultados financeiros para a sua empresa. Somente dessa maneira é possível manter o que está indo bem e deixar de oferecer produtos e serviços que não são de interesse da sua audiência.


Alguns cuidados são necessários para que o programa de afiliado tenha sucesso:


- O primeiro deles é entender muito bem quem é o seu público-alvo e só oferecer produtos e serviços pertinentes e que tenham relação com o seu negócio;


- O segundo e não menos importante é só permitir anunciantes idôneos nas suas mídias. Lembre-se, você também é corresponsável pelos produtos e serviços oferecidos no seu site, blog ou redes sociais, pois, para o cliente, ele está fazendo negócios com a sua empresa. Por mais que a sua empresa tente se resguardar para não se responsabilizar pelos produtos e serviços do anunciante, nem sempre isso é possível, portanto, pesquise sempre quem são os anunciantes e caso o cliente venha a ter algum tipo de problema e acione a sua empresa, não se isente, ajude-o. Lembre-se que ele chegou até o anunciante através da sua empresa!


Se você enxergou oportunidades em ser um afiliado, então siga nossas dicas e bons negócios!


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