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Redes Sociais como ferramenta de Marketing Digital

Atualizado: Mar 25


Conforme combinado no post anterior - Meu site está no ar! E agora? – Vamos falar como funcionam e como trabalhar com as principais ferramentas de Marketing Digital, pois fazer uso dessas ferramentas é necessário para que a sua empresa tenha retorno.


Vamos iniciar com as Redes Sociais, algo que muita gente ainda tem suas restrições, mas que está mais do que comprovado que as empresas devem ter, pois elas passam transparência, mostram um pouco de como é, como pensa e como agem as empresas, além de ser uma “mídia gratuita” e um canal de contato direto com o consumidor.


Sim, é necessário ter redes sociais para a maioria das empresas. Claro que isso deve ser analisado caso a caso, pois dependendo do seguimento, determinadas redes sociais não mais eficientes ao negócio que outras, portanto, o primeiro passo é conhecer todas as redes sociais e os recursos oferecidos por elas e analisar quais são as melhores para o seu negócio.


Após a escolha das redes sociais mais adequadas, deve-se cadastrar a empresa na ferramenta e configurar as contas. Esse passo é muito importante, pois, nesse momento deve-se ter o cuidado de manter a identidade visual e comunicação escrita da marca, já criadas na construção do site da empresa, além de ter que entender a função de cada configuração, portanto, estude a ferramenta!


Então partimos para o planejamento do que será publicado. Existem diversas maneiras de se fazer a programação das suas redes sociais. O ideal é você fazer o planejamento, de acordo com o seu tipo de negócio.


Para os nossos clientes, costumamos fazer o planejamento uma vez ao mês. Na última semana de cada mês fazemos o planejamento para o mês seguinte. O planejamento de cada um é feito de acordo com a estratégia da empresa, para alguns, utilizamos o calendário sazonal, nos atentando às datas comemorativas importantes ao seu segmento, para outros, sugerimos oferecer dicas, informações ou conteúdos relevantes ao seu cliente, mas, em todos os casos, o planejamento é realizado e aprovado pelo cliente, tudo feito estrategicamente, com dias certos para postar cada assunto. Após a avaliação dos resultados, definimos até os melhores dias e horários para a realização das postagens.


Mas atente-se, ter um planejamento realizado, não significa que ele não possa sofrer alterações ou que você não deva postar mais nada além do que já planejou, ao contrário, o planejamento é apenas uma garantia de que as suas redes sociais terão movimento durante todo o mês, com regularidade. Supomos que durante a semana, tenha ocorrido algo diferente no seu estabelecimento, tenha surgido algum produto novo, você tenha recebido a visita de um cliente ou amigo querido e queira compartilhar com os seus clientes, isso pode e deve ser feito, tudo dependerá sempre do segmento no qual você está atuando. Um das premissas mais importantes do marketing e das redes sociais é a “regularidade”. Lembre-se, seu cliente espera pelo seu post e irá lembrar da sua empresa, toda vez que visualizá-lo, portanto, nada de postar tudo em um único dia e voltar a postar novamente somente no mês seguinte, isso é inadequado, incorreto do ponto de vista do marketing e não trará resultados.


No segmento em que atuamos, por exemplo, o mais importante é estarmos atentos às novidades que ocorrem diariamente no marketing, na internet, as novas ferramentas ou atualizações das ferramentas já existentes, para podermos dar as notícias aos nossos seguidores em primeira mão, além das dicas práticas que irão ajudar no marketing da empresa. É isso que esperam de nós!


As redes sociais também devem ser utilizadas para anunciar um lançamento, uma inauguração, reinauguração, uma modificação no seu estabelecimento, informar sobre um novo procedimento, mostrar uma visita recebida, uma reunião que vá trazer alguma mudança significativa ao seu negócio, ou seja, tudo pode e deve ser utilizado para manter a sua empresa conectada com os seus clientes, mas tudo com bom senso, só poste o que realmente irá interessar ao seu cliente. Acredite, essa proximidade pode fazer muita diferença no seu negócio, irá “humaniza-lo” fazendo com que o seu cliente vire um fã, com que ele queira, cada vez mais, se envolver com o seu negócio, fará com que ele confie mais em você, confie mais na sua empresa!


Uma última dica e talvez a mais importante, referente às redes sociais, é que, uma vez que você entrou em qualquer uma delas, elas deverão fazer parte do seu negócio, serão mais um canal de comunicação e venda e como tal, precisarão de atenção especial, de uma pessoa dedicada a elas, além disso lembre-se do tempo que vocês deverá dedicar a elas, para que elas tornem-se cada vez mais interessantes e se, por qualquer motivo suas redes sociais não forem ou não puderem mais ser alimentadas, avise os seus seguidores ou exclua a conta, pois não há nada pior para o cliente e para a imagem da sua empresa, do que estar em uma rede social com posts antigos, sem atualização há meses, isso dá a sensação de que a sua empresa parou no tempo, estagnou e hoje em dia, ninguém quer se relacionar com uma empresa defasada.


Então, antes de se aventurar nas redes sociais, pense nisso e só quando se sentir preparado, assuma mais esse compromisso. Lembre-se, as redes sociais devem ser levadas muito a sério.


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