top of page
Logo Cottet Consultoria
  • Foto do escritorCottet Consultoria

Série Ferramentas do Google – Google Meu Negócio


Ninguém duvida do “poder” do Google e sabe por quê?


Porque ele tem as melhores e mais eficientes ferramentas digitais, porém, não é para amadores. São ferramentas que devem ser levadas muito a sério, portanto, se você estiver disposto a trabalhar com estas ferramentas, estude muito, mas muito mesmo, senão, vai acabar como a maioria das pessoas que acha que as ferramentas não funcionam.


Hoje vamos falar sobre uma das ferramentas que mais gostamos: o Google Meu Negócio. Esta é uma ferramenta mais tranquila de se mexer e traz uma grande e boa visibilidade para a sua empresa, porém, para ser eficiente, deve ser contruída e administrada com dedicação.


Para iniciar seu cadastro, acesse o link: https://www.google.com/business/ e clique em “Gerenciar agora”.


Atenção: Preencha todos os dados com máxima exatidão. Não se esqueça que os clientes que acessarem esta página terão acesso as informações cadastradas. Coloque os dias e horários de atendimento corretos, utilize sempre imagens com boa resolução e que representem bem a sua empresa, revise os textos digitados, enfim, faça tudo com muita tranquilidade, pois esse é apenas o primeiro passo para que a sua empresa tenha uma “presença digital profissional” na internet, portanto o trabalho deve ser muito bem feito!


Ao terminar o cadastro, você deverá aguardar o envio de uma correspondência do Google, que chega em aproximadamente 12 dias e será enviada ao endereço cadastrado. Somente após o cadastramento da senha recebida é que a sua página ficará visível aos visitantes.


Conheça agora, todos os benefícios do Google Meu Negócio:


1º - Acreditamos que este seja o mais impactante! Ao ter a sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio, após o cadastramento da senha recebida e sua aprovação pelo Google, ela começará a aparecer ao lado direito da página toda vez que alguém digitar seu nome no campo de busca do Google!


Viu a importância de ter uma página muito bem estruturada, com uma imagem profissional? É a “porta de entrada” do cliente para a sua empresa, na internet. Mas não esqueça de acompanhá-la, pois, da mesma maneira que ela pode ajudar, poderá atrapalhar, principalmente para quem tem críticas, pois ela mostrará as avaliações realizadas e pontuações atribuídas pelos clientes, tanto no Google como no Facebook, então, além de acompanhá-la frequentemente, você deve administrá-la, respondendo as críticas e elogios.


2º - Através desta ferramenta, você tem a possibilidade de ter uma página do seu negócio na internet, com endereço próprio. É uma landing page ou um “site” institucional de página única (one page), que o Google chama de “cartão virtual”. Ela não oferece muitos recursos, pois é construída automaticamente, de acordo com as informações e fotos cadastradas, porém, poderá começar a ajudar quem ainda não tem um site.


3º - Você pode realizar postagens semanais na sua página, contando as novidades sobre a sua empresa ou divulgando seus produtos e serviços, mas as postagens expiram semanalmente, portanto, não se esqueça de preparar um conteúdo semanal para divulgação.


4º - Credibilidade: Ao pesquisar sobre uma empresa, as pessoas querem saber tudo sobre ela e para isso, acessam o Google. Ao verem a sua empresa, passam a ter mais confiança nela. Segundo o próprio Google, as empresas que possuem e confirmam suas informações no Google Meu Negócio têm 2x mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores.


5º - Informações sempre atualizadas – É uma vitrine onde você pode divulgar e alterar informações com facilidade, fazendo com que as pessoas tenham acesso aos dados e horários de funcionamento da sua empresa, ao seu site e endereço, entre outras informações importantes para os clientes.


6º - Acompanhamento e gerenciamento de resultados: Você pode gerenciar as informações que os usuários do Google visualizam quando pesquisam sua empresa ou os produtos e serviços que você oferece, conhecendo as principais “palavras-chave” utilizadas. Também ficará sabendo de onde os clientes são, quantas pessoas te ligaram usando o número de telefone exibido, quantas acessaram o seu site, traçaram uma rota até o seu endereço, viram e interagiram com as suas postagens.


Viu como é uma ferramenta bastante completa e que poderá ajudar muito o seu negócio?


Gostou do Google Meu Negócio? Então, mãos à obra e bons negócios!


Se tiver dúvidas de como utilizá-la ou quiser contratar nossos serviços para deixar a imagem da sua empresa profissional na internet, entre em contato conosco! Teremos muito prazer em ajudá-lo!




bottom of page